A importância da logística

A importância da logística

Não é novidade falar que o Brasil está com um alto índice de desempregados e filas de pessoas à procura de uma vaga de emprego. Porém, ao mesmo tempo, existem muitas vagas que não são preenchidas por falta de mão de obra qualificada. Para exemplificar, podemos usar o setor da Logística.

É muito comum as pessoas associarem a Logística somente a caminhões e transporte de cargas, mas a Logística vai muito além do transporte. Nesse sentido, o propósito aqui é despertar no leitor o interesse de conhecer mais sobre a Logística e as inúmeras possibilidades para seguir carreira na área.

A Logística está presente em todas as áreas de uma empresa. As funções vão desde comprar materiais, armazenar, produzir e distribuir, até a chegada do produto ao cliente final. Em todas as etapas esperamos o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, com o menor custo e com qualidade. Por isso as empresas procuram pessoas proativas, dinâmicas, persistentes, criativas, organizadas, comprometidas e engajadas para atuarem na Logística, tendo o foco nos resultados e nas metas a serem alcançadas.

A partir do momento que uma pessoa tem conhecimento do seu trabalho e a importância dele nas etapas seguintes do processo, com uma visão holística, maior, entendendo os in puts e out puts de cada etapa da cadeia, ela poderá contribuir ainda mais com o resultado final.

Por isso, o entendimento dos princípios da Logística é essencial para a formação de um profissional à altura do que as empresas esperam. Lambert (1998) e Salgado (2013) citam a definição da Logística do Councilof Logístics Management:

“Logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes."

Lambert (1998), acrescenta ainda na definição:

“Serviço ao cliente, tráfego e meios de transportes, armazenagem e estocagem, escolha do local para fábrica e armazéns, controle de inventário, processamento de pedidos, comunicações de distribuição, compras, movimentação de materiais, serviço de fornecimento de peças, remoção do lixo industrial, embalagem, devolução de mercadorias e previsão de volume de pedidos.”

Do mesmo modo a Logística está presente em qualquer tipo de empresa, como varejistas, atacadistas e outros prestadores de serviços.

Em todos os setores da economia, seja ele o Primário, vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e ao extrativismo (vegetal, animal e mineral); ou o Secundário, que atua no sistema industrial, englobando a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia; ou o Terciário, que está ligado à prestação de serviços e comércio em geral, tem a necessidade de profissionais com conhecimentos, capacidades e competências dos princípios fundamentais da Logística.

Algumas atribuições dos profissionais de Logística :

  • fazer controles eficientes de estoques - recebimento, conferência, entradas e armazenamento;
  • abastecimento da linha de produção com as matérias primas certas no tempo certo;
  • estudo de tempos, movimentos e fluxos de máquinas e mão de obra;
  • estudo de layout de produção e processos – tipos de layout;
  • roteirização de cargas - distribuição física de transportes;
  • cadastro de produtos, coleta de preços, compras de mercadorias e recebimento.

Enfim, como pode ser visto acima, são inúmeras as oportunidades de áreas de atuação de um profissional da Logística, uma área que precisa de pessoas preparadas, que gostam de vencer desafios todos os dias, trabalhar com planejamento, estratégias, metas, organização e disciplina.

Além disso, é um ramo que a cada dia nos surpreendemos com o desenvolvimento das tecnologias da informação e da indústria 4.0, que faz com que a Logística esteja sempre inovando.

Eliézer Torres
Eliézer TorresEspecialista em Logística pela UFOP - Professor da Ecotec

Vamos Conversar?

Categoria: