Administração em tempos de crise

Administração em tempos de crise

Vamos falar de oportunidades? Mesmo no cenário atual, quando o assunto mais comentado nas redes sociais e em canais de notícias pelo mundo todo é a pandemia do Coronavírus, é possível, e necessário, termos esse olhar.

É compreensível sentimentos como o medo e a ansiedade em momentos assim, mas novamente reforço: é possível e necessário que esse momento proporcione aprendizado e que enxerguemos luzes no fim do túnel. Esse é um importante papel do administrador, do empreendedor, do trabalhador, enfim, de todos nós!

Por falar em administração, vale lembrar que já passamos por situações parecidas outras vezes, tais como a crise econômica iniciada nos Estados Unidos em 2008, o surto de gripe suína em 2009, os escândalos da Petrobrás e do mensalão, mais recentemente. Tais eventos tiveram sua parcela de culpa no atual estado da economia mundial, mas não podemos nos esquecer que tempos de crise também trazem oportunidades para quem tem capacidade de gerir negócios e empresas. 

A administração se torna essencial não somente em tempos de crise, mas também em tempos de menor turbulência. Trabalhar com planos de contingência é essencial para não ficarmos vulneráveis em uma situação crítica como a que estamos vivendo, afinal, administrar consiste principalmente em tomar atitudes no presente visando prosperidade futura. 

Uma qualidade fundamental para qualquer administrador é saber se comportar em momentos de crise, e mais ainda, em momentos anteriores a elas, observando o que pode ser feito para conter os danos, e evitá-los sempre que possível. Portanto, é necessário ter frieza e calma em momentos críticos, para que assim seja possível tomar as melhores decisões, com mais assertividade. 

A atual crise que enfrentamos não é apenas uma crise de saúde pública e econômica. Aspectos ligados à ética, produtividade e qualidade também precisam estar no nosso campo de visão nesse momento.  

A administração é parte fundamental em qualquer área de um negócio. Dizem que: "Um negócio mal administrado tem seus dias contados". Essa é a mais pura verdade. Portanto, devemos sempre buscar formas para nos aprimorar, e aumentar nosso conhecimento, pois nós administradores somos essenciais em todos os momentos, e devemos estar sempre prontos para tomar atitudes e medidas para alcançar resultados, evitar crises, e lidar com elas quando as mesmas acontecem. 

Para os Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs), a crise é um momento para compartilhar temores, buscar correções e ações positivas para diminuir os danos, visando sempre a prosperidade. 

Em tempos difíceis temos um cenário apropriado para avançar, corrigir erros, alinhar objetivos e seguir em frente.  

Vencer qualquer crise só é possível quando se tem administradores competentes, planejando cada ação, tomando medidas preventivas e ou corretivas, agindo com coragem, determinação, e acima de tudo, com competência.

Patrícia Moura
Patrícia MouraProfessor da Ecotec

Vamos Conversar?

Categoria: